quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Atividades para realização do blog






Atividades
As atividades realizadas foram de grande valia, principalmente no que se refere em grupo, pois um auxiliava o outro, nas mais diversas dúvidas.
Então foi feito os seguintes procedimentos, todos os alunos (professores) iriam criar um blog educativo. Ele será usado para a publicação dos trabalhos realizados pelo professor e trabalhos da escola em geral. Nele irá conter publicações dos alunos, exercícios das mais diversas disciplinas usadas, reportagens, multimídia, textos com hiperlinks, comentários sobre questões propostas pelo professor e outras atividades relacionadas ao uso de novas tecnologias digitais.
Assim, o blog será também um instrumento de avaliação de contato entre o aluno e professor, devendo estar sempre atualizado em relações aos prazos propostos para cada atividade, tirar dúvidas nas atividades mal interpretadas e outros.
Na criação do blog, deverá ser usado o sistema Blogspot, que é gratuito e conta com diversas funcionalidades interativas. Basta acessar http://www.blogger.com e criar uma conta pessoal, escolhendo um endereço de acesso disponível.
No caso do blog da nossa turma deve conter o nome do aluno como “Título” e a seguinte frase como “Subtítulo”: Interação entre educador e o aprendiz. Esses parâmetros são definidos na aparência do blog. Ainda nesta seção ajuste a configuração do blog para ficar cada vez mais parecida com o dono dela.
Escolha um tema de sua preferência, note que diferentes temas oferecem diferentes opções de layout (abas, menus, páginas, colunas e outros), com isso e outras regras fáceis de serem realizadas o blog estará com a estrutura geral e pronto para interagir com os alunos.
De inicio a apresentação de seu blog ficará mais interessante se você escrever um pouco sobre a sua pessoa como educadora, sua formação escolar, seus interesses acadêmicos e profissionais e outras informações úteis, tudo estará no “perfil” e apresentar seus respectivos alunos e as metodologias da escola, espera-se aqui uma foto de rosto, do usuário do blog.
Todos os alunos poderão ter acesso, serem seguidores do blog, postar comentários e participar cada vez mais.
Podem ser criadas páginas para abrigar, por exemplo, seu portfólio de trabalhos, dicas de livros, vídeos preferidos e outros conteúdos não relacionados diretamente aos exercícios da disciplina.
Os conteúdos referentes a atividades da disciplina devem ser publicados periodicamente e caso precise inserir ou editar algo, é sempre bom usar os recursos das imagens, vídeos e outros, assim deixa o blog cada vez mais divertido e com o interesse do leitor sempre voltar a acessá-lo.

Projeto da Escola Municipal Francisco Leonis








Tema:  Criação de um blog da Escola Municipal Francisco Leonis

Identificação:
Projeto desenvolvido pelas alunas do curso PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação pela Secretaria de Educação à Distância.
Alunas:
l  Eliene Tavares Dias;
l  Josenilda de Medeiros Guimarães;
l  Maria de Fátima da Silva;
l  Maria José Silva de Almeida;
l  Terezinha Maria de Araújo Dantas.

Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia
Professor: Maxsuel Batista dos Santos

Justificativa:
O mundo está em constante mudança, a evolução transforma a necessidade de se está cada vez mais buscando os novos conhecimentos e aperfeiçoando os demais saberes tecnológicos. Pensando nesta evolução e em querer partilhar os projetos desenvolvidos na escola, veio o interesse e a necessidade de criar um blog para a nossa escola, blog esse desenvolvido em conjunto com os professores, assim iremos divulgar nossos trabalhos, seminários, projetos, enfim tudo que for desenvolvido, permitindo que todos tenham acesso as notícias e as divulgações referentes a escola.

Objetivo Geral:
Propiciar a divulgação das atividades realizadas na escola, através da criação de um blog educativo.

Objetivos Específicos:
l  Divulgar os projetos realizados na escola;
l  Dinamizar as aulas com propostas práticas;
l  Mobilizar toda a escola e a comunidade em geral para acessar o blog da escola;
l  Propagar as comemorações realizadas na escola.

Meta:
Que os profissionais da escola divulguem através do blog os acontecimentos vivenciados no ambiente escolar.


Público Alvo:
Os profissionais da escola.

Período:
Atualização contínua.


Avaliação:
A avaliação será durante todo o processo da divulgação do blog.




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atividade 1

Estamos preparados para utilizarmos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação? Se não, o que falta?


Ainda falta muito para nos adaptarmos com as novas tecnologias, mais muito já tem sido feito, hoje percebo mais o interesse dos profissionais da educação quanto a essa realidade, o interesse está sendo multiplicado por todos, afinal os objetivos é sempre focado tanto para o profissional como para o pessoal.

Atividade 2

  • Criar uma tabela, com nome e notas de seus alunos, como um boletim .
  • Qual a importância de você saber criar tabelas, e formatar textos. De que forma esses conhecimentos podem ajudá-lo na execução de suas tarefas profissionais?


Nota bimestral


Alunos
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
HISTÓRIA/
GEOGRAFIA
1
Júlio
5,0
5,8
5,9
5,5
2
Sara
9,0
9,0
9,5
8,0
3
Brena
7,0
8,5
7,8
9,7
4
Marcos
6,0
8,0
7,0
6,7

É muito importante saber fazer o uso de tabelas, facilita o trabalho do professor, deixa organizado para os bimestres seguintes e ainda agiliza na entrega de resultados.
Enfim, é necessário fazer o uso da tabela e sem esquecer dos gráficos também.

Atividade 3

TRABALHO EM GRUPO

  • Visitar o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/ e discutir no grupo o tema que mais chamou atenção.


 
  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

     Ensino a Distância é um medito de ensino não presencial, ou seja, é uma forma de aprendizagem que se dá sem presença do professor e sem local especifico para fins educativos. Dessa maneira, segundo Moran   
( 2003, P. 39 – 50 ). “Hoje temos questões pedagógicas novas que os avanços das tecnologias de comunicação nos colocam na educação on-line e sobre as quais ainda precisamos de avaliação mais cuidadosa.”
    O potencial que as novas tecnologias de comunicação e informação proporcionam ao ser humano e a sociedade como o todo, tem a ver com a rapidez de processamento da informação e o maior volume da mesma, com fácil acesso, disposição, intercâmbio e transformação da informação.
     Os surgimentos das novas tecnologias, como a computações, multimídias e as redes de altas velocidades, tem surgido novas possibilidades de desenvolvimentos tecnológicos. Sua aplicação nos processos de ensino- aprendizado como um apoio eficiente no manejo desta informação, determinam estratégias de instruções diferentes das tradicionais salas de aula com presença direta.
     As tecnologias multimídia junto com o uso das redes telemáticas são considerada como as novas revoluções da informática no processo de ensino – aprender, isso se deve a sua facilidade para utilizar as telecomunicações e a televisão criando ambiente que se integram aos distintos meios de comunicação empregadas pelo homem para transmitir uma mensagem, tais como, textos, gráficos, imagens, sons e vídeos. Segundo Soares ( 2000. P. 5 )” Um campo de implementação de políticos de comunicação educativas, tendo como objetivos o planejamento, a criação e o desenvolvimento de ecossistemas educativas mediados por processos de comunicação e pelo uso das tecnologias da informação.”
O uso e a aplicação das novas tecnologias nos diversos campos das atividades humanas e sociais exigem reconhecer os impactos e transformações que ocasionam, assim com, ver a forma em que estas novas tecnologias serão aproveitados para fornecer um aprendizado contínuo, um aprendizado a distância com baixo controle de quem aprende, a fim de resolver problemas que as limitações econômicas e de recursos educativos ocasionam, principalmente em sociedade menos desenvolvida.
     A Educação à Distância evoluiu através de diversas gerações ( Moore e Kearsley, 1996 ). A partir da segunda metade do século XIX, a correspondência ou o estudo em casa transformaram–se em uma forma legitima de instrução, devido ao desenvolvimento de serviços postais baratos. Os instrutores passaram a emitir textos, guias de estudos e outros materiais impressos pelo correio aos estudantes que ganharam o crédito para terminar atribuições especificas com sucesso. O modelo de correspondência transformou-se na primeira geração de Ensino à Distância.
     No Brasil a Educação à Distância foi oficializada em 1996 pela lei de Diretrizes e bases da Educação nacional- LDB ( Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996 ), pelo decreto n°2494, de 10 fevereiro de 1998. (publicado no diário – oficial da união de  11-02-1998), decreto n° 2561 de 27 de abril de 1998 ( publicada no diário oficial da união de 28/04/1998) e pela portaria ministerial n° 301, de 07 de abril de 1998 ( publicada no diário oficial de união de 09/04/1998). Seus precursores, os antigos cursos por correspondência e, mais recentemente, os telecursos, ganharam vida nova com o advento da internet. Aliada ao mais moderno recursos técnicos de comunicação, como CD-ROMs, teleconferências e videoconferências interativas, DVDs, dentre outros, a rede mundial de computadores veio promover uma verdadeira revolução, não apenas tecnológicas, mas também  social e pedagógica da Educação. 
     Nesta última década, a Educação á Distância vem fazendo progressos significantes no Brasil. Em 1997, o Brasil tinha apenas um curso de licenciatura aprovado pelo MEC, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso. Somente em 1998 o MEC apresentou o primeiro arcabouço de legislação para certificação de cursos em Educação à Distância. Desta data em diante começaram a surgir solicitações de aprovação e certificação de cursos de graduação.
Componentes:
Eliene Tavares Dias
Maria de Fátima da Silva
Maria José Silva Almeida
Terezinha Maria de Araújo Dantas
Josenilda de Medeiros Guimarães

Atividade 4

O tema da mensagem é como aproveitar a internet nas atividades pessoais e escolares?
Aproveite para se apresentar, cumprimentar e contar suas expectativas em relação ao curso?



A internet deveser bem utilizada nas salas de aulas, desde que sejam bem trabalhadas e bem planejadas, assim o rendimento dos alunos será notável.
Espero que o curso tire minhas dúvidas em relação a internet e no geral as necessidades do mundo tecnológico.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividade 5

Elabore um texto relatando suas impressões do curso, das aprendizagens ocorridas e das dificuldades encontradas, pode usar imagens para ilustrar seu texto.


Quanto ao curso foi o que eu esperava, apesar de precisarmos de mais tempo, para práticar e atualizar os nossos conhecimentos.
Um curso como este é muito importante para o professor, ajudando a melhorar a prática pedagógica e a envolver nossos alunos nessas novas tecnologias, apesar de muitos deles saberem manusear com praticidade

Atividade 6